sexta-feira, 19 de outubro de 2018

37. LUÍS REBELO


"A Noite é um Agitar de Sentimentos"/ Acrílico s/tela a espátula/ 80x100cm



REBELO

Luís Rebelo, que artisticamente apenas assina Rebelo, é natural de Angola. Em 1957 radica-se em Coimbra/Portugal, em cuja Universidade obtêm a licenciatura em Medicina. É especialista na área de  Cardiologia, estando já aposentado. Atualmente reside na cidade do Porto/ Portugal.
Em 1998, motivado pelo artista plástico Pedro Olayo (filho) e incentivado pelo coleccionador e crítico  de Arte, Dr.Telo de Morais, aventura-se na Arte. Após várias exposições coletivas, apresenta-se individualmente em 2000, sendo a crítica do ilustre Dr. Manuel Bontempo fundamental para se comprometer com a pintura.
Participou em mais de 150 exposições coletivas no país e no estrangeiro(Espanha, França, Holanda, Bélgica, Àustria, Croácia, Roménia, Itália, EstadosUnidos América, Vaticano)  e realizou 18 exposições individuais

PRÉMIOS:
-Médaille du Salon – 6ème Salon International de Peinture et Sculpture de Nantes /França -2006.
-Diplome D`Honneur pour l`ensemble de son oeuvre – 1º ier Salon de Peinture et Sculpture des Artistes de LOIRE- ATLANTIQUE -NANTES/ França-2006.
-1º Prémio Internacional de Pintura – 2ª Exposição Internacional de Artes e Letras do Coninter- Estoril/ Portugal- 2014.
-Medalha de Bronze-2ºSalão Internacional de Arte de Bolso de Setúbal,organizado pela Artiset e Galeria Aberta- Setúbal/Portugal-2014.

OPINIÕES:
-Senhor de uma técnica que domina totalmente solta do impressionismo para o surrealismo, conforme os temas e os movimentos de ação e de paixão, este médico não pára um momento como a inspiração fosse acima de tudo a narrativa autobiogáfica.
Manuel Bontempo, in “O Despertar”, 28 Fevereiro 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ARTE NA RAIA II