quarta-feira, 28 de novembro de 2018

54. SILVANA VIOLANTE

“To be not to be”/ 2019/ Óleo sobre tela/ 80x70x4cm 
850,00€


Nasceu em Vittoria, Itália em 1961. 
A sua inspiração artística deve-se à influência do avô e do pai Violante Gaspare, Mestre de Arte da Academia Internacional de Roma, dos quais recebeu os primeiros ensinamentos de desenho e pintura. 
O seu diálogo com a tela tem-se dirigido ao retrato e ao figurativo: mulheres e felinos. Em uma paletas de cor terrosas, ás suas obras fogem para o realismo-impressionismo, destacando-se pela expressividade das pinceladas, texturizando as suas emoções mais vivas. Suas obras são cheia de luz e de uma sensibilidade que faz mesmo parte da sua alma. A pintura é por ela uma linguagem que lhe permite exprimir emoções e carinhos escritos ou a escrever no livro da memória, poi a artista afirma: Pintar é como navegar nas páginas de um livro imaginário

Distinções
Em Alfena 2011, com a Menção Honrosa Grau Ouro 
Em Vila do Conde 2012, com o Prémio Internacional da Galeria Cais Art’s
Em Estoril 2012, com  o Prémio da Medalha de Ouro Internacional
Na Federação Brasileira dos Académicos das Ciências, Letras e Artes em 2013, com o título de Pincel de Ouro.
Em Pontevedra-Espanha 2013, com a Menção Honrosa da Accademia Internazionale Santarita.
Em La Corunha -Espanha 2014, com a Medalha de Bronze 


Exposições distintivas
PORTUGAL
Galeria da União de Freguesia de Guimarães, Museu de Marinha-Lisboa, Galeria Vieira Portuense Porto, Casa Museu Abel Salazar- Porto, Museu do Traje de São Brás de Alportel, Biblioteca Municipal de Felgueiras, Universidade Fernando Pessoa, La Galleria Italiana-Ascip-Consulado Italiano do Porto, Auditório Municipal de Santa Marta de Penaguião, Bienal Internacional Mulheres d´Artes-Espinho, Galeria Mutualidade-Coimbra, Paços do Concelho-Vila Nova de Gaia, Teatro Club de Povoa de Lanhoso, Fundação de Águeda, Salão das Artes de Vidigueira, Casa Museu do Pão de Ló da Margarida-Felgueiras, PortoArtGallery, Museu Martins Sarmento-Guimarães, Museu Abade de Baçal de Bragança, Município de Guimarães, Galeria D. Pedro-Porto, Galeria Vieira Portuense-Porto.

ESTRANGEIRO
Roma- Itália; Bruxelas – Bélgica- Palácio dos Eventos de Isabel Pratt; Bienal Arte Contemporânea 2013 Brescia-Itália; Gallery Gunma-Ken- Ota-Shi- Japão; Mostra Internacional de Pontevedra-Espanha.

Sem comentários:

Publicar um comentário

ARTE NA RAIA II